Animal Defenders International

 

Animal Defenders International

ADI apóia a legislação brasileira que visa proibir animais em circos

Posted: 6 November 2008

1

Em 4 de novembro, a comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados do Congresso Brasileiro irá realizar uma audiência pública para discutir o substitutivo do projeto de lei No 7.291 de 2006, que visa proibir animais em circos. A ADI participará da audiência para apoiar o projeto
O congressista Antônio Carlos Biffi, expositor do projeto de lei perante a Comissão, afirma que essa legislação tem por objetivo compilar iniciativas anteriores do Congresso Brasileiro, para proibir animais em circos. Uma grande parte dessas iniciativas foram motivadas pelo trágico caso da morte de José Miguel dos Santos Fonseca Júnior,um garoto de seis anos de idade que foi morto por Leões no Circo Vostok, no Estado de Pernambuco, em abril de 2000. Ao mesmo tempo, esse projeto de lei, também busca ajudar à indústria do circo a desenvolver novas participações humanas em seus shows.

O congressista Biffi afirma que a proibição da exploração de animais em circos é coerente com a legislação brasileira ambiental, com diretivas internacionais e com valores ecológicos necessários à sobrevivência do planeta.

Helder Costantino, Agente Sênior de Políticas Globais da ADI e Juan Pablo Olmos, Coordenador de Campanhas para América do Sul, participarão da audiência e apoiarão o projeto de lei. Juan Pablo Olmos, Coordenador de Campanhas para América do Sul: “Já é hora do Congresso Brasileiro aceitar que mesmo com a melhor boa vontade do mundo, não possível para os circos cuidarem adequadamente dos animais, enquanto eles estiverem vivendo em acomodações temporárias e mudando de lugar toda semana. O substitutivo do projeto de lei No 7.291 de 2006 demonstra que é possível para os governantes promoverem o desenvolvimento da indústria do circo sem a exploração de animais. O circo com animais selvagens deve ser transferido para a história.

Estarão presentes à audiência congressistas, representantes do circo, autoridades Nacionais Brasileiras de Meio Ambiente (IBAMA), organizações de proteção aos animais e representantes do povo.

O reporte da ADI, Ciência em Sofrimento, detalha provas científicas que apóiam os argumentos contra animais em circo. Durante a audiência, o reporte será dado ao Congressista Biffi e aos membros da Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Deputados do Congresso Brasileiro, juntamente com uma carta da ADI pedindo apoio ao projeto de lei.

Reporte científico fornece evidências do sofrimento de animais em circos.

Click for PDF - Portuguese
Click for PDF - English

Sofrimento Exposto na Indústria do Circo Brasileiro

© Animal Defenders International 2019