Animal Defenders International

 

Animal Defenders International

Deputados Brasileiros Aprovam lei que proíbe animais em circos

Posted: 20 April 2010. Updated: 20 April 2010

Animal Defenders International (ADI) está radiante que a proibição do uso de animais em circo está a caminho de ser alcançada no Brasil.

O Projeto de Lei nº 7291\2006 apresentado pelo parlamentar Antonio Carlos Biff passou pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados do Congresso Brasileiro.

Houve um intenso debate com forte presença de lobista dos circos e grupos de proteção animal, o Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade pela comissão.

A aprovação do Projeto de Lei foi também resultado do intenso lobby feito pela ADI, que fez parte da campanha “Basta de sofrimento nos circos”. Esta campanha foi iniciada em 2008 em conjunto com grupos de proteção animal do Brasil, e com apoio da companhia de cosméticos sem crueldades - Surya. Uma investigação secreta da ADI revelou uma realidade perturbadora que acontece por trás das cortinas dos circos no Brasil, como:

  • Um camelo sendo batido com um pedaço de pau, com um ferro de armação de tendas e torção em seus lábios para machucá-lo;
  • Um elefante solitário com as pernas acorrentadas com dificuldades para se mexer;
  • Uma criança torturando um camelo com permissão dos adultos;
  • Um camelo gestante forçado a viajar e tendo sua cria em um lugar de concreto descoberto;
  • Um urso solitário forçado a viver em uma jaula na carreta de um caminhão;
  • Uma lhama teve suas orelhas torcidas para obedecer;
  • Um elefante em um lugar extremamente barulhento e amedrontador, em um estádio com barulhos ensurdecedores e luzes fortes.

O Projeto de Lei proíbe o uso de ambos, animais domésticos e selvagens nas atividades circenses. A Comissão se comprometeu em conceder o período de oito anos para implementação da lei. O Projeto agora irá para a comissão de Constituição e Justiça e depois para o Plenário.

Este passo positivo veio logo após a aprovação no Congresso Boliviano da proibição de animais em circo, e esta apenas aguardando a assinatura do presidente para se tornar lei. Um debate similar esta acontecendo no Congresso Peruano sobre a proibição de animais em circo, que semana passada passou para a Comissão Agrária e de pessoas dos Andes. O Projeto logo será discutido com todo o parlamento.

O assessor político da ADI, Helder Constantino, que estava presente no debate na comissão no Brasil, disse: “Este é um momento incrível na América do sul para assegurar a proibição do uso de animais em circo e o Brasil é parte disso. Nós apreciamos o árduo trabalho da Comissão de Educação e Cultura por não ceder à pressão da indústria do circo. As evidências dos vídeos e fotografias que foram coletadas no Brasil e em outros países na América do Sul mostrou claramente o sofrimento e o abuso que os animais em circo sofrem. Nós esperamos que o Congresso Brasileiro aprove este projeto e dê um importante passo para o fim do sofrimento animal em nome do entretenimento.”.

Nota para editor:
Animal Defenders International (ADI)
Com escritório em Londres, São Francisco e Bogotá. Animal Defenders Internacional (ADI) tem campanhas para proteger animais em entretenimento, substituição de animais que são usados para experimentos, tráfico internacional de animais e espécies ameaçadas, vegetarianismos, fazendas industriais, poluições e conservação. ADI também resgata animais em sofrimento por todo o mundo. Nossas evidências têm direcionado ações para campanhas e legislações para protegê-los mundialmente. http://www.ad-international.org

Para mais informações entrar em contato ADI escritório de relações públicas.

Tel: 020 7630 3344
Celular: 07785 552548
Email: prdesk@ad-international.org

A “Ciência do sofrimento” notícia brasileira esta disponível aqui (em português): http://www.ad-international.org/admin/downloads/scs_brazil_report_en.pdf
Cenas da ADI na América do Sul está disponível aqui: http://www.youtube.com/adisudamerica
O web site “Pare com o sofrimento nos circos” está disponível aqui: http://stopcircussuffering.org/sud_america/

© Animal Defenders International 2019