Animal Defenders International

 

Animal Defenders International

Brasil dá mais um passo para a proibição total do uso de animais em circo

Posted: 20 April 2010

Mais um passo importante é dado em direção a proibição total do uso de animais em circos itinerantes, pois o Projeto de Lei nº 7291/2006 passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania na Câmara dos Deputados.

Animal Defenders International (ADI) saúda o progresso do Projeto de Lei que entrou nesta comissão em Agosto de 2009.

O Deputado Ricardo Trípoli, que apoia a Lei, defendeu-a em conformidade com a Constituição Brasileira. Ele argumenta que os circos são maléficos para os animais e que a utilização dos mesmos nos circos vai contra a constituição. ADI parabeniza os membros da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania pela aprovação unânime em favor do relatório do Deputado Ricardo Trípoli.

ADI tem feito um árduo trabalho em todos os estágios do processo que faz parte da Campanha no Brasil “Basta de sofrimento nos circos”. O Projeto de Lei propõe a proibição de animais selvagens e domésticos nas apresentações circenses, e passou por todas as comissões relevantes na Câmara dos Deputados. Agora está pronto para a votação no Plenário e depois retornar para o Senado.

ADI tem estudado o uso de animais em circos itinerantes por muitos anos e reuniu várias evidências, como filmagens e fotografias, obtidas por colaboradores disfarçados por todo o mundo para a campanha global “Basta de sofrimento nos circos”.

Essas investigações têm mostrado que as contínuas viagens e a natureza temporária dos circos, mesmo com as melhores intenções, não são capazes de prover aos animais as condições adequadas para uma vida saudável, tanto fisicamente como mentalmente. O bem estar desses animais é sempre comprometido.

A campanha da ADI “Basta de sofrimento nos circos” foi lançada em 2008 em conjunto com grupos de proteção animal do Brasil e com o apoio da companhia Surya – cosméticos sem crueldade.

No começo deste ano, a Bolívia proibiu o uso de todos os animais em circos, e um debate similar está atualmente sendo preparado no Congresso Peruano, logo será discutido com todo o Parlamento.

Helder Constantino, Chefe de assuntos parlamentares da ADI, diz: “Nós estamos muito satisfeitos que a Lei está em contínuo progresso dentro do Parlamento Brasileiro. A proibição no Brasil terá um grande impacto na indústria do circo em toda a América do Sul e será a maior perda territorial da indústria circense. Nós agora convocamos os membros do Plenário da Câmara dos Deputados para agir decisivamente na proibição do uso de todos os animais nos circos itinerantes no Brasil”.

Nota para imprensa:
Para mais informações, contate ADI escritório de relações públicas.

Tel.: 020 7630 3340, Cel.: 07785 552548
Email: prdesk@ad-international.org
Sobre Animal Defenders International:

Animal Defenders International existe para educar, anunciar e aliviar o sofrimento dos animais, trabalhando para proteger a vida selvagem e o meio ambiente. ADI possui escritórios em Londres, São Francisco e Bogotá, têm representantes em vários países e trabalha em parceria com diversas organizações ao redor do mundo. http://www.ad-international.org

A campanha da ADI “Basta de sofrimento nos circos” foi lançada na Europa, América do Sul e Estados Unidos. Recentemente a campanha assegurou a proibição do uso de animais em circo na Bolívia, com semelhantes medidas atualmente nos parlamentos Brasileiros, Colombiano e Peruano. Medidas para proibir certas espécies, como as selvagens, são atualmente consideradas na Inglaterra e Noruega.

© Animal Defenders International 2019