Animal Defenders International

 

Animal Defenders International

Seminário na Câmara dos Deputados discute proibição de animais no circo

Posted: 5 May 2010. Updated: 15 January 2014

1

É solicitado ao Congresso que proíba circos com animais enquanto novo vídeo revela sofrimento dos animais

Um novo documentário em vídeo da Animal Defenders International (ADI) "Atos Anormais" está a ser exibido na Câmara dos Deputados com um pedido para o Congresso adoptar o projeto de lei 7291/2006 a proibir circos com animais em todo o Brasil. O novo vídeo contrasta o abuso e confinamento chocantes de animais em circos com a forma como os animais viveriam na natureza. O vídeo inclui imagens filmadas durante as últimas semanas dentro dos circos brasileiros, assim como exemplos de crueldade nos circos na América do Sul.

Onde: Auditório Freitas Nobre, Câmara dos Deputados, Brasília.
Quando: 9h, Quarta-feira 5 de Maio, 2010

A reunião será moderada por Katia Lemos, Promotora de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural (Prodema) da Promotoria Pública no Distrito Federal e Territórios (MPDFT); Roberto Cabral, Coordenador Geral do Departamento de Investigações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA); Ricardo Tripoli, o relator do projeto de lei (PSDB / SP); actriz Luisa Mel; e Helder Constantino, Chefe de Assuntos Políticos da ADI e Representante da ADI Brasil.

A ADI está a apelar ao Congresso que assegure que o projeto de lei de proibição de circos de animais é colocado na agenda plenário e o Brasil dá o passo progressivo de acabar com esta crueldade ultrapassada. Em Novembro, a proposta foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara, mas aguarda um voto completo.

Helder Constantino: “Existe uma preocupação pública crescente em relação ao uso de animais em circos itinerantes que é reflectida no número cada vez maior de estados e municípios que proibiram circos com animais. Estes incluem Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Espírito Santo e mais de 50 municípios. Acreditamos que qualquer pessoa que veja o nosso novo vídeo ficará convencida que os circos não um sítio para animais. Nosso vídeo mostra que enquanto esperamos que esta lei seja aprovada, há elefantes vivendo acorrentados e camelos e cavalos em condições muito pobres.

“Existe uma oposição crescente ao uso de animais em circos com países como a Áustria, Bolívia, Costa Rica, Dinamarca, Israel, Índia e Singapura a implementarem proibições, e outros como os Congressos do Peru, Colômbia, Chile, Reino Unido e Noruega discutindo actualmente proibições. Um compromisso do Brasil para acabar com este sofrimento teria uma enorme influência em todo o mundo.”

O último vídeo da ADI inclui imagens de cinco circos brasileiros filmadas nas últimas semanas – portanto é um exame actualizado de como os animais vivem actualmente nos circos aqui. Esta e investigações anteriores da ADI revelaram animais a viver em confinamento grave em condições deploráveis, cuidados inadequados e abuso físico nos bastidores.

Representante da ADI no Brasil: “Houve um decréscimo dramático no número de circos que usam animais mas os mesmos problemas e o sofrimento dos animais continua. É portanto vital que o Congresso aja para acabar com o sofrimento. A ADI também mostra neste filme que existe uma alternativa bem-sucedida e humana aos circos de animais – circos só com actuações de pessoas. Acreditamos que o sucesso crescente dos circos sem animais mostra que os circos com animais podem ser proibidos."

Informação: Camila Rocha - 9666-9785 / 9163-9270

© Animal Defenders International 2019